terça-feira, 1 de julho de 2008

Vem Aí o 1º EIV em Sergipe!!!

O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) é uma experiência de estágio diferenciada que será realizada em acampamentos e assentamentos rurais distribuídos no estado de Sergipe.

Em Sergipe, o EIV vai ser construido pela 1º vez. A sua construção vem ocorrendo desde o mês de abril para a sua ocorrência entre os dias 28 de agosto e 14 de setembro de 2008.

Toda a construção e ocorrência do EIV são pautadas por objetivos e princípios comungados e acordados por todos os Movimentos construtores do Estágio. Partimos também de uma metodologia própria, adaptada de métodos utilizados pelos Movimentos Sociais para compreender uma intencionalidade pedagógica que temos para com os estagiários e seus processos de formação.

O EIV é divido em quatro fases:

Oficinas: é a preparação dos estagiários nas suas próprias escolas, com o intuito de apresentar e explicar o Estágio, e incentivar os estudantes a participarem, para se desafiarem a descobrir novas possibilidades de compreensão e atuação na sociedade. Não é parte obrigatória do EIV, e em algumas escolas não é possível a sua realização.

Preparação: é um seminário concentrado de cinco dias em que os estagiários participam de espaços políticos, teóricos e práticos, que vão incitá-los a refletir sobre a sociedade e os valores nela presentes, e prepará-los para a fase de vivência. A metodologia utilizada é a divisão dos estagiários em brigadas, em que, coletivamente, irão realizar os debates, as reflexões e as tarefas.

Vivência: é a fase em que os estagiários vão viver, por cerca de oito dias, com os trabalhadores rurais de Sergipe em alguma assentamento ou acampamento, ficando na casa de alguma família que os receberão. É importante lembrar que essa fase é caracterizada pela não-intervenção, ou seja, os estagiários irão vivenciar a realidade do povo, e não interferir nela, seja a partir da técnica da universidade ou de valores culturais, políticos e sociais que não sejam daquela realidade e que se queiram introduzir nela.

Retomada e Luta: nesta fase, os estagiários voltam das áreas em que fizeram a vivência e socializam as experiências por eles passadas num caráter avaliativo e reflexivo, pensando formas de atuação na organização, enquanto juventude estudantil, na sociedade, participando de painéis, debates e atividades culturais e políticas.

A nossa proposta é construir um estágio que possua um caráter de mútuo intercâmbio político, cultural e profissional entre a Universidade e os Movimentos Sociais Populares do Campo que contribua para o avanço na construção de um novo modelo de sociedade.

BLOG DO 1º EIV: Eiv Nordeste


Mais Informações em BREVE!!!

Qualquer dúvida entrar em contato com o CALEA.

Nenhum comentário: