sábado, 20 de junho de 2009

A FEAB: Nossa História, Bandeiras de Luta e Objetivo.


A FEAB: Nossa História, Bandeiras de Luta e Objetivo.


Hoje existem algumas centenas de cursos de Agronomia espalhados pelo país, cada um com suas especificidades, com suas propostas políticas pedagógicas, com suas grades, suas qualidades, seus problemas, seus professores, técnicos e estudantes. E nesse conjunto de coisas, o que faria uma ligação entre esses cursos de agronomia? O que interligaria o papel que cada estudante teria dentro desses diversos cursos? O papel que cada professor tem que desenvolver dentro dessas universidades? Seria o fato de estarmos inseridos numa mesma Sociedade carente de análises, discussões, debates e proposta para superarmos os problemas sociais que tanto massacram o povo de todo o mundo, e esse papel de debater os problemas relacionados a nossa Sociedade e propor soluções, seria fundamentalmente um papel da Universidade, principalmente a pública, que é mantida através dos impostos pagos pela população. Porém o que enxergamos é que a nossa Universidade vem perdendo essa capacidade de analisar criticamente a sociedade, e de formar profissionais com capacidades críticas capaz de atuar na transformação da sociedade. Aumentando ainda mais a barreira existente entre Universidade e Sociedade.


Nessa perspectiva, os estudantes de agronomia sentiram a necessidade de se organizarem para debater questões relacionadas ao nosso curso e conseqüentemente a toda sociedade. Essa organização estudantil existe a mais de 50 anos, que através do tempo foi se consolidando e hoje os estudantes se organizam nacionalmente pela FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia Brasil).


E o que seria a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil? Como funciona? O que já fez? O que debate hoje? Existe FEAB na UFS? Como faço para entrar? São inúmeras perguntas que talvez um pequeno texto não consiga responder, pois para conhecer a FEAB plenamente só na prática do dia-a-dia dos debates, das tarefas, da luta por uma universidade melhor, por uma sociedade mais justa e igualitária.


A FEAB é uma organização nacional de estudantes que se propõem a debater questões relacionadas ao curso de agronomia, a universidade, a sociedade; nessa longa caminhada a FEAB foi protagonista de inúmeras conquistas que asseguram mudanças no curso de agronomia, tais como: o fim da Lei do Boi (cota de 50% de vagas para filhos de fazendeiros); o Currículo Mínimo da Agronomia, a Lei dos Agrotóxicos (Receituário Agronômico); a discussão diferenciada de Ciência e Tecnologia, frente a necessidade de modelos agrícolas alternativos ao modelo da “revolução verde” que tanto destrói nosso meio ambiente e social, além da participação na construção da Agroecologia, entre outras.


Funcionamos através de Coordenações (Nacional e Oito Regionais) e Núcleos de Estudos para subsidiar os debates da federação. A Coordenação Regional VIII (Regional que compreende os estados de AL, BA e SE) está com a escola de Cruz das Almas – UFRB. Aqui em Aracaju o grupo da FEAB está atualmente com a Coordenação Nacional, responsável por tocar as tarefas da Federação a nível nacional, além de continuar trabalhando dentro da universidade, através do CALEA.


Além disso, a FEAB contribui para organização dos estudantes na América Latina com a criação de uma entidade que abrange as federações de estudantes de agronomia dos países Latinos e do Caribe, a CONCLAEA (Confederação Caribenha e Latino Americana de Estudantes de Agronomia). Sendo assim sua atuação é um marco na luta em defesa da Educação e nas ações do movimento estudantil brasileiro e internacional.


Com isso, fica o convite para conhecer e Construir a organização estudantil da agronomia, participando dos nossos eventos (Congresso Nacional, Encontros Regionais, Seminários, Estágios, Cursos), e principalmente no cotidiano do meio universitário debater os nossos problemas e construir nossas propostas diante de um mundo que está dando seus últimos suspiros com o esgotamento dos seus recursos naturais, duma humanidade que pede socorro com milhões de pessoas passando fome no mundo. É nesse cenário que precisam da nossa dedicação, estudo e organização, para que sejamos capazes de atuar na sua transformação.


Erick Feitosa

Estudante do 5º Semestre de Agronomia / UFS

Coordenação Nacional da FEAB – Aracaju/SE

Nenhum comentário: